» Tema Anual 2020 – “Escoteiros: os líderes do futuro”

Desde o início, o Movimento Escoteiro oferece oportunidades para que crianças, adolescentes e jovens exerçam a liderança, baseados em um sistema de valores que os inspira para que se tornem agentes de transformação em suas comunidades. No Escotismo, entendemos a liderança como a capacidade de contribuir na promoção de melhorias na comunidade. É uma ferramenta envolvente e fundamental para a cidadania ativa.

Por este motivo, o tema anual definido para 2020 será “Escoteiros: os líderes do futuro”, um convite para que coletivamente possamos fortalecer esse importante aspecto da nossa proposta educativa.

Atualmente, enfrentamos uma época de mudanças constantes e repleta de desafios complexos, na qual precisamos formar líderes capazes de pensar em resoluções rápidas e aptos realizar ações concretas e transformar sua realidade.

Queremos capacitar e formar nossos jovens de maneira que eles sejam capazes de decidir o seu futuro, dando a eles a oportunidade de aprender e aprimorar a capacidade de ampliar modos de pensar, relacionamentos interpessoais, velocidade e eficiência na análise e resolução de problemas, tomada de decisões, criatividade e senso de serviço à comunidade e tantos outros tópicos.

O conceito de “Escoteiros: os líderes do futuro” leva em consideração as dez habilidades do Profissional do Futuro propostas pelo Fórum Econômico Mundial 2018, entre as quais “Liderança” está presente.

Confira mais informações acessando a apresentação do Tema Anual 2020 – Escoteiros: os líderes do futuro.

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens